quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO EM SALA DE AULA – COMBATE AO RACISMO











TEMA: Combate ao Racismo

JUSTIFICATIVA:
De acordo com a política educacional do município, denominada Educação na Diversidade, que prevê a implantação de ações de valorização da diversidade humana este projeto pretende contribuir para aumentar as oportunidades de participação educacional e social de crianças, jovens, adultos e idosos nas discussões com a comunidade sobre a questão racial.
Observando a necessidade do trabalho no âmbito escolar onde a maioria dos alunos apresentam no dia a dia, verifica-se a necessidade primordial de se trabalhar coletivamente sobre a questão racial.

OBJETIVO GERAL:
O projeto tem o objetivo de valorizar a diversidade étnico-racial e combater o racismo sobre os negros no espaço escolar. O grande desafio do conscientizar a comunidade e incluir no currículo da escola, ou seja, nos planejamentos de todas as disciplinas e etapas do ensino, a questão étnico-racial. A fim de que, efetivamente, a escola passe a trabalhar a diversidade, as diferenças, e dar as mesmas condições e oportunidades para todos. Isso é a concretização da política educacional do município, que prevê a inclusão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Garantia da formação continuada para professores;
- Identificar e criar o hábito de associar o tema desenvolvido por cada professor ao conteúdo curricular planejado;
- Refletir, com toda a comunidade escolar, sobre as suas ações diárias em relação à questão racial;
- Identificar situações constrangedoras e/ou bullyng, assim como agressões ou outros tipos de violência;
- Valorizar as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo;
- Discutir as formas de combate ao racismo e a questão crime;
- Estimular a prática correta adquirindo métodos preventivos e curativos;
- Buscar, com os alunos, importantes métodos em busca de soluções para o problema ao buscar uma ação reparadora e repressora, como denúncias e encaminhamentos.

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS:
- Apresentação do tema com slides (hiperlinks levarão os alunos a textos, imagens e músicas referentes ao tema);
- Roda de discussão para compartilhar sobre o que os alunos entendem por questão racial e quanto se sentem incomodados com a violação dos direitos humanos;
- Trabalho com letra e música de Gabriel, O Pensador - Racismo é burrice;
- Trabalho com o texto As Teorias Raciais, extraído do livro Cidadania em Preto e Branco;
- Acrescentar a data comemorativa ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro);
- Estimular cada Professor desenvolver diversas atividades que promovam a discussão e integração das etnias que formam a população brasileira;
- Acrescentar eventos como a Feijoada de Zumbi e o Festival de Beleza Negra pois são as primeiras idéias na perspectiva de integrar a comunidade com as ações da escola;
- Desfile das festas das nações também contempla os diversos biotipos presentes na formação do povo brasileiro;
- Atividades de escrita e leitura de pequenos textos pelos alunos;
- Produção de textos utilizando o programa Word;
- Relatório oral e através de desenhos sobre o tema trabalhado;
- Apresentar opções de vídeos sobre o assunto;
- Atividades de escrita em Power Point;
- Confeccionar mural e cartazes com figuras extraídas da internet e desenhos dos alunos;

RECURSOS
Biblioteca, Sala de Informática, revistas e jornais, data show, DVD, TV, cartolina, livro referente ao tema, slides e cartolinas para cartazes, aparelho de som, panfletos, anúncios, microfones, palco.

AVALIAÇÃO
Será feita através de conversa, diálogo, participação dos alunos nas atividades propostas e nas mudanças de hábitos discriminatórios. No geral, pode-se avaliar que a Lei nº 10.639/2003 - por estabelecer a obrigatoriedade do ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares, de nível Fundamental e Médio – vem ampliar a percepção sobre a necessidade de engajar a comunidade com a escola ao dar espaço para estudo das culturas.




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